2 de abr de 2009

Crise para as grandes, oportunidades para as pequenas.

Direto do Portal do Moveleiro
Ao contrário do que acontece com as grandes empresas exportadoras, que demandam grandes volumes de financiamentos para suas operações, as pequenas, que demandam volumes menores, podem encontrar, nesta situação, novas oportunidades no mercado externo. Esta é a avaliação de Carlos Tavares do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Outra razão apontada pelo analista de comércio exterior do órgão, é o fato do Brasil não estar sendo afetado tanto pela crise, como acontece com os Estados Unidos e a Europa. Tavares destaca também que a falta de conhecimento, sobre os procedimentos para desenvolver o mercado externo, é uma das barreiras que comprometem a alavancagem dos negócios das pequenas empresas. Por outro lado, afirma que existe espaço no mercado exterior para todos os setores e que é um equívoco dizer que um setor tem mais chances do que outro. O que existem são regras e normas distintas e cabe ao exportador conhecê-las e se preparar para os desafios. Aproximadamente, segundo o ministério, 20 mil empresas brasileiras exportam atualmente e, mais da metade deste total é composta de micros e pequenos negócios. Dos US$ 197 bilhões exportados o ano passado, US$ 3 bilhões foram resultados destas empresas.
Fonte: Portal do Moveleiro - Redação: Blog do Barzan


0 comments:

Postar um comentário

Resultado da pesquisa